domingo, 9 de novembro de 2014

San Pedro de Atacama - Dia 6 - Petroglifos, Valle Del Arco-íris e Tour Astronômico

Depois de uma noite maravilhosa, onde algo mudou dentro de mim, fui em busca de uma experiência também mágica! Algo que nos remete a um passado muito distante e cheio de misticismo.

Fui conhecer os famosos Petroglifos localizados no Deserto de Atacama. São desenhos simbólicos gravados nas rochas. Dizem que foram os antepassados que deixaram esses lindos desenhos como uma maneira de se comunicar com o mundo.
Esses desenhos vão desde llamas até "Brujas"...que medo!!! rs

Llamas


Retratam informações sobre a cultura, os animais, a mitologia, etc. É uma forma de comunicação realizada na época, onde até hoje nos deixa um legado maravilhoso.
Além de todo esse mistério que esse lugar deixa no ar, a vista é sensacional!

Tem como não amar?


Jacaré de duas cabeças? Mistério!!!!
O mais curioso foi que o guia pediu para eu posar para uma foto ao lada da "Bruja". Ao final da foto ele disse que eu representei muito bem e que tinha a feição muito parecida de uma delas. Na hora fiquei encucada, pensando: "Será que Bruja tem a mesma conotação no Chile como tem no Brasil? É uma ofensa ou um elogio?". Bem, melhor deixar pra lá. Peço que ninguém me diga a realidade e deixe eu continuar com a ilusão de que foi realmente um elogio! rs

Pose de Bruja
Em alguns momentos cheguei a me questionar se de repente na madrugada alguém vai lá dar uma reforçadinha nesses desenhos, para durar tanto tempo! Mas vamos deixar o ceticismo de lado e entrar nessa magia e manter todo o mistério que circunda há muitos e muitos anos - os Petroglifos!


Caramba, deve ser dificil desenhar em rochas!
Após esse passeio, fomos conhecer o Valle Del Arco-íris. Tem esse nome pela diversidade de cores encontradas nas montanhas. Desde verdes, negros, vermelhos, cafés, etc.



Dizem que pela alta temperatura a que foram submetidos os minerais, definiram-se essas cores. Essa alta temperatura é originária de uma grande erupção vulcânica. Cada cor representa um alto nível de um determinado mineral.
As verdes são ricas em óxido de cobre, as vermelhas em argilas, etc.



Passeio interessante o qual acrescentou bastante informação ao meu cérebro, informações que estou processando até hoje! Rs.

Regressando ao hostel, fui convidada pelo Diego a ir a noite ver como os chilenos são "bons" de bola! E como as pessoas que me conhecem sabem, sou apaixonada por futebol!
Lá vou eu me enfiar no meio dos chilenos assistir a uma partida amadora. Pra dizer a verdade, bem amadora!!!
Me prometeram fazer um gol em minha homenagem, e não é que fizeram!!! Só esqueceram de me avisar que seria um gol contra! hahahahahahahaha. Mas posso dizer que não me arrependi! Futebol pra mim é bom em qualquer lugar, estilo e principalmente habilidade! rs...Mas agora falando a verdade, eles até que jogaram bem! Vou reservar uma vaga na equipe de várzea do meu irmão! rs...

Após essa rica experiência, Diego me leva até o local onde eu iria tomar um ônibus para experimentar mais um momento mágico! Conhecer via telescópio a magia que ronda o céu de Atacama! Tour astronômico!
Mas no momento da despedida, não sei porque, sinos começaram a soar em meus ouvidos, e meu coração batia cada vez mais forte!!!

Eu e minha amiga Ana chegamos ao local onde a magia se incia! Mas nada é perfeito, estava um frio de lascar!!! Tenho absoluta certeza que estava abaixo de zero Grau!
Mas fomos bem recebidas e me emprestaram um casaco muito quente para poder aguentar essa temperatura.
Chegamos lá um pouco mais de 22 hs.

Esse tour foi idealizado e criado por um astrônomo francês chamado Alain Maury. Fomos recebidos por sua esposa Alejandra Miqueles.
Alain Maury e sua esposa Alejandra Miqueles
Ela com toda a sua simpatia e conhecimento começou a nos mostrar cada detalhe do céu! São muitas estrelas, coisa que jamais vi em toda minha vida!!!
Podemos visualizar quase todos os signos do zodíaco! Para quem gosta da astrologia, é um prato cheio! Imagina você poder visualizar o símbolo do seu signo desenhado pelas estrelas?

Como tem pouca iluminação, podemos ver milhares de estrelas! Conseguimos até ver as Nuvens de Magalhães!!! Nesse momento até esquecemos do frio!
Passeamos por todos os 10 grandes telescópios e podemos ver com uma precisão incrível o conjunto de estrelas. Cada grupo formando um desenho especial!

Onde imaginamos a olho nu o que seria uma estrela muito brilhante, quando vemos pelo telescópio, na verdade são milhares de estrelas pequenas que juntas nos dá a falsa impressão de uma única e muito brilhante!
Posso dizer que esse passeio foi revelador, mágico, encantador, especial, divino, entre outros adjetivos!
Ao final do passeio ganhamos um copo de chocolate quente e pudemos tirar todas as dúvidas que restaram do passeio.

Aquecendo o corpo, a alma e o coração com um rico chocolate quente
 Infelizmente eu não tinha uma câmera boa para poder capturar toda a magia do céu, mas acho que meu relato serviu como fonte de inspiração para que vocês possam imaginar os mínimos detalhes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário